sábado, 9 de abril de 2011

Superinteressante


Segundo Nelson Rodrigues, "na mulher interessante, a beleza é secundária". Para essa ideia há vários argumentos contras e a favores, mas é claro, que se todos pararem para pensar, irão concordar. Mas, sem hipocrisia, é claro que tudo faz parte de um "conjunto".

As mulheres de hoje andam sendo muito banalizadas, mas essa banalização se deu por algum motivo, a sociedade onde o machismo predominava passou a ter seus traços feministas, onde as mulheres passaram a reividicar cada vez mais por igualdade. Mas convenhamos, isso é tudo questão de interesse.

Quando vamos ao salão de beleza, queremos ficar bonitas. Ao comprar aquela roupa linda, aquele sapato que combina com aquela bolsa caríssima, o que queremos? Ser notadas, elogiadas, e diferenciadas das demais mulheres, a fim de podermos chamar mais atenção.

Agora quando o ponto em questão é a relação de semelhança entre o homem, elas passam a quererem se igualarem, principalmente quando se tratando do "modo como ambos serão vistos". Um homem que saísse em uma noite e ficasse com quantas ele quisesse, seria visto como o "fodão"; as mulheres ao sairem com mais de um homem seriam vistas como "vagabundas", não que esse termo seja o correto.

E cada dia, elas caem na pergunta "porque eles podem e nós não?". Mas o que não pararam para pensar é que, "eles, são eles. Elas, são elas". Eles podem até gostar disso, podem querer tirar proveito dessa situação, saem uma, duas, algumas (poucas) vezes e só, nada mais que 'saídas'. E com isso a sociedade vai se tornando cada vez mais carente e necessitadas de amor, carinho, de ter alguem por perto, algo duradouro, que não seja essas aventuras momentâneas.

Por isso, volto com a frase que iniciou este texto, "na mulher interessante, a beleza é secundária". Se você quer algo duradouro passe a se importar com você, passe a dar mais valor em si mesma, porque enquanto você não se der valor e respeito, isso jamais te será recíproco.

Precisam saber a diferença entre eles e vocês, eles não vão querer algo duradouro com essas que já foram momentâneas. O seu diferencial precisa ser a inteligência, o seu interior, as suas conversas, o seu modo de agir e ser, seus comportamentos, seus gostos, por isso digo, preocupe-se mais com o que é interessante, com o que é verdadeiro e não passageiro.

Se você é daquelas que são taxadas como "caretas" porque não bebem, não fumam, não vão para uma festa e ficam com vários, usam suas roupas comportadas, tem seus modos comportados, gostam de uma boa música, de uma boa leitura. Prefere um bom suco de laranja, vinho tinto, a uma cerveja, prefere ouvir Chopin, Mozart, Beethoven, Pink Floyd, Mpb, a um funk, prefere ler uma obra de Machado de Assis, José de Alencar a uma revista de fofocas. Se você se identificou à essas citações, se orgulhe disso, são poucas as mulheres que se enquadram a essas características.

É notório que a fisionomia é de suma importância também, mas que fique claro, ela jamais poderá se sobrepor sobre a beleza interior. Mas nunca passe uma imagem que não seja sua, que seja fictícia. Todos têm que gostar, aceitar, encantar pelo o que você é, não pelo o que você aparenta ser. A verdade é a chave fundamental para tudo. Então, deixe de se preocupar com o que os outros vão achar de você e seja você mesma, deixe de querer passar uma impressão sua que não seja a sua. Pare de querer ser igual aos outros, querer estabelecer comparações, tenha estilo, tenha opinião própria. E acima de tudo, seja muito apaixonada por você mesmo, só assim conseguirá alcançar a felicidade e fazer com que passem a te admirar pelo o que você é.

9 comentários:

  1. Belo post! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. ter a própria identidade...e amor próprio...isso aí...gostei muito do texto! ;***

    ResponderExcluir
  3. Primeiramente achei o texto muito bom e faço algumas ponderações.

    Primeiro ponto... foi vc mesmo que escreveu esse texto?

    Segundo, por mais que vc diga que a beleza se torna algo secundário, não é assim que a maioria dos homens veem vcs. É tudo questão de esteriótipo.

    Com todo respeito, acho que já temos um grau de intimidade que eu posso dizer isso. Eu não consigo enxergar vc nesse texto. Por mais que vc seja inteligente, o seu "estilo" ainda trasnparece primordialmente o interesse pela sua beleza. Ficando o conteúdo de forma secundária.

    O que leva a outro ponto. Sinceramente as mulheres "embaladas a vácuo e chanel", como eu gosto de falar, não podem reclamar de serem tratadas como coisas. Pq afinal como vc mesmo disse "as horas no salão para aparecer", isso prova que VOCÊS MESMAS se tratam como coisas, uma simples mercadoria para ser "vendida" e "consumida", e em seguida descartada.

    E sinceramente... qual o problema de ficar com mil caras na mesma noite? Se vc gosta, foda-se o que os outros acham. Isso também é preocupação com aparência, opinião alheia. Se a aparência não fosse primordial não haveria problema nenhum nisso.

    E sobre a questão de se igualar, a coisa não é bem assim. É claro, homens e mulheres tem diferenças. Orgãos sexuais diferentes, hormônios diferentes, anatomia diferente, força diferente e por ai vai. Mas eu digo, que com o pouco que estudei nas Ciências Sociais até agora, a maioria dessas diferenças(não todas), são IMPOSTAS pela SOCIEDADE. Então, cabe a vcs mulheres decidirem se querem mudar ou não.

    E sobre gostos também, qual o problema da mulher ouvir funk e beber cerveja? Eu sendo homem, faço os dois e ainda ouço rock e faço outras coisas. O fato de vc consumir ou ouvir algo, não significa que seja escravo do rótulo que impões em torno daquilo que vc faz.

    E por último... é um certo preconceito meu. Para mim qualquer mulher que perde seu tempo passando uma tarde inteira no salão de beleza não pode ser inteligente. Tá é óbvio, que existem mulheres inteligentes que fazem isso. Mas como disse é um preconceito, assim como a maioria dos homens só veem o físico eu começo a ver a essência. E digo com convicção, quando vou para bar ou balada, as meninas que me chamam menos atenção são aquelas que se arrumam dos pés até a cabeça.

    Enfim, texto muito bom. Leia esse que eu fiz, se vc quiser:
    http://filosofiabarataeetc.blogspot.com/2011/02/mulheres-malandras-ou-o-nao-ser.html

    ResponderExcluir
  4. Ah sim, sem querer ser chato, mas essa foto que vc colocou é bom exemplo disso. Se alguém que não te conhece, olhar vai te julgar pelo físico e não pela sua inteligência.

    ResponderExcluir
  5. Mas Simon, você então é uma exceção, porque todos os homens, meninos que eu conheço, ao ir pra baladas essas coisas, a primeira coisa que eles vêm é se elas estão arrumadas dos pés até a cabeça. A primeira coisa que chamam atenção neles é exatamente isso, se a menina é bonita ou não. Várias vezes já ouvi falarem: "É bonita, mas é burrinha, foda-se eu pegava". Exatamente isso.. "pegava" e pronto, isso que eu quis ressaltar.

    Não adianta ser uma mulher maravilhosa e sem nenhum conteúdo, porque ninguém vai querer ficar com ela digamos que, "pro resto da vida". Você me conhece, sabe que eu gosto de dançar um funk.. kkk Mas estou falando das pessoas que não gostam, muitas vezes são julgadas por serem "caretas", "certinhas demais", eu já vi vários exemplos disso, e com isso as garotas acabam se "auto excluindo"... Eu mesmo já vivi exemplos desses de sair e não querer ficar com ninguém e ... "Nossa Denise, larga de querer se certinha demais".

    Então a foto, podem (ou vão) me julgar pela aparência, e deixam o que pra mim é primordial, a essencial, de lado...

    Fica uma pergunta: Numa balada, por exemplo, você vê uma mulherzona toda bonitona, te dando mole, e vê uma desprovida de beleza tb te dando mole, pra qual que você vai?

    Não adianta falar que parte pra segunda, que eu não acredito. kkkkkkkk

    Enfim, o que eu quis passar é que todos acabam primeiramente, julgando pela aparência, deixando como algo secundário a essência. Mas quando se trata de algo mais duradouro, a essência vem primeiramente. E se juntar o "útil ao agradável", é bem melhor.

    Mas como falei, tudo faz parte de um CONJUNTO. Como eu te conheço, pra ter algo bem mais duradouro, você vai preferir mil vezes uma pessoa normal, com muita essência.

    Obrigada por ter comentadoo ♥

    ResponderExcluir
  6. Entendi perfeitamente o que voce quis dizer concordo tambem com seu texto, mas voce poderia ter explicado melhor suas idéias. Mas entendi o que vc quis dizer. Parabens

    Gabriel Ribeiro

    ResponderExcluir
  7. É entendi seu ponto de vista, mas ressalto o ponto de novo. Se as mulheres não querem ser tratadas como coisas, elas próprias tem que começar a não se tratar assim. Uma amiga uma vez me falou que "homem não presta" e minha resposta foi "os homens que vc dá moral não prestam".

    Enfim, respondendo sua pergunta, provavelmente não chegaria em nenhuma, até pq eu não sou de sair pegando geral na balada hehe.

    ResponderExcluir